sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESTIVE AUSENTE, MAS VOLTAREI EM BREVE...

Aos amigos visitantes,

Estive ausente por diversos motivos, mas estarei de volta brevemente! O próximo episódio do podcast deverá ser postado até o dia 31/12/2009.

Obrigado pelas constantes presenças mesmo diante de um período de omissão.

Divulguem-me por favor e sigam-me no twitter: http://twitter.com/tOca_do_Ton

sábado, 18 de julho de 2009

Episódio 3

Sobre gramática, abordamos aqui o emprego da mesóclise, ou seja, a colocação do pronome oblíquo "no meio" do verbo, por exemplo: "ensinar-te-ei". Na parte de Comunicação Eficaz, estudamos mais detalhadamente o elemento comunicativo emissor e, por fim, concluímos respondendo um e-mail que nos pergunta o significado de "falácia".

PODcomunicar . Episódio 03
(Emprego da mesóclise, estudo detalhado do elemento comunicativo emissor, conceito de falácia)
OBS. para fazer download do podcast (arquivo em mp3) abaixo, acionar o link
http://www.podcast1.com.br/programas.php?codigo_canal=4570&numero_programa=3

domingo, 28 de junho de 2009

Episódio 2

No segundo episódio, falamos sobre a diferença entre "em vez de" e "ao invés de". Também continuamos o estudo sobre comunicação explicando quais são os elementos envolvidos no processo comunicativo: emissor, receptor, canal, código, mensagem, motivação e feedback. Além disso, respondemos alguns dos e-mails recebidos com as seguintes assuntos: por que existem diversas gramáticas se a Língua Portuguesa é uma só? A Língua Portuguesa é realmente a mais difícil do mundo? Por que algumas pessoas não prestam atenção no que falamos? Para ouvir o podcast, clique na seta abaixo; para baixá-lo, clique no link em azul que será direcionado para o endereço que o hospeda.

PODcomunicar . Episódio 02
(Diferença entre "em vez de" e "ao invés de", estudo dos elementos envolvidos no processo comunicativo, por que existem muitas gramáticas... )

OBS. para fazer download do podcast (arquivo em mp3) abaixo, acionar o link http://www.podcast1.com.br/programas.php?codigo_canal=4570&numero_programa=2

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Episódio de estréia



Neste episódio de estréia, explicamos aos visitantes o objetivo do blog e do podcast. Apresentamos o formato de cada episódio composto de três partes: Comunicação Eficaz, Na Ponta da Língua e PODfalar. Analisamos o significado do verbo comunicar e a importância desse ato em todos os setores da nossa vida. Explicamos a diferença entre "a princípio" e "em princípio" e, por fim, convidamos a todos os nossos visitantes e ouvintes a escrever para o nosso e-mail podcomunicar@gmail.com, enviando-nos dúvidas, sugestões, perguntas, críticas e... por que não dizer, elogios. Afinal, a partir desta estréia, faremos uma parceria para tornar sua comunicação realmente eficaz!
Para ouvir o podcast, clique na seta abaixo; para baixá-lo, clique no link em azul que será direcionado para o endereço que o hospeda.

PODcomunicar.Episódio 01
(Apresentação do podcast, conceito e importância da comunicação, diferença entre "a princípio" e "em principio").
OBS. para fazer download do podcast (arquivo em mp3) abaixo, acionar o link
http://www.podcast1.com.br/canal.php?codigo_canal=4570